quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Projeto Sustentabilidade do Estefânia

          A questão ambiental ganhou relevância nos últimos anos, pois o impacto decorrente do intenso consumo de recursos naturais, da geração e deposição desordenada dos resíduos e do desperdício de água e energia tem causado efeitos danosos à paisagem e ao meio ambiente.
          Por isso os professores de nossa escola resolveram estimular a conscientização e o incentivo à adoção de ações para garantir sustentabilidade em nosso planeta com o projeto Sustentabilidade Ambiental. Incorporando conceitos sobre qualidade ambiental e tecnológica, ecologia, reciclagem e de uso racional de materiais e recursos é que se desenvolveu todo o trabalho. 
           O mundo está chegando num ponto cada vez mais crítico com o aumento do consumo e exploração 
incontroláveis de produtos e recursos naturais e minerais só agravando a vida na terra e deixando em dúvida o futuro do planeta. Por isso o corpo docente resolveu envolver toda a comunidade Santo-eduardense sobre este tema com a pintura do muro da escola. Os alunos se envolveram grandemente neste projeto e fizeram bonito, como podemos ver adiante:

Imagens do início do Projeto

Veja agora a criatividade dos alunos no encerramento do Projeto









   
         Todas as pinturas foram realizadas pelos próprios alunos e ao final do Projeto cada representante de turma pode expressar a toda Comunidade Escolar seus conhecimentos sobre sustentabilidade e uma mensagem de alerta para que possamos preservar este belo espetáculo que a natureza nos proporciona gratuitamente todos os dias
       Em nome de toda a Unidade Escolar, eu, Maria Alice Werneck Barros Sant'Ana, como responsável pelo Blog, não poderia deixar de agradecer aos pais e às pessoas da nossa comunidade, que colaboraram com o projeto direta e indiretamente. E, também, as presenças marcantes no dia da Culminância do fotógrafo e blogueiro Lenilson Werneck Barreto, que sempre nos acompanha nos eventos que realizamos, a querida professora Sônia Azevedo, que trabalhou brilhantemente por muitos anos em nossa escola, a professora Raquel Fiúza do Colégio Municipal Nossa Senhora Aparecida, e Mauro Ramos, ex-aluno da escola, que sempre nos orgulhou com seu interesse e dedicação aos estudos.

 Parabéns a Diretora Lúcia Helena da Silva Pinto,  por sua honestidade, carinho e apoio, aos professores pelo compromisso, amor e garra dedicados em  todos os projetos e aos alunos pela brilhante participação!



segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Projeto Sexualidade - 7º ano


         Falar de sexualidade significa também falar de repressão, poder, preconceito, interdição do corpo, desejo, paixão, prazer, vida, controle, gênero, pecado, opção sexual, construção de papéis sexuais, doenças sexualmente transmissíveis; enfim, de todas as representações sociais que giram em torno dela na sociedade.  E estas questões não estão fora do espaço escolar.
         Por isso a professora Soraya Assad Batista Monteiro da Cruz resolveu abraçar o tema e iniciar o Projeto Sexualidade com nossos alunos do 7º ano.
         Realizar um trabalho de orientação sexual em uma escola possibilita aos alunos informações e reflexões a cerca de todos os aspectos que envolvem a sexualidade. A informação pode ser a mesma para todos, mas a reflexão é individual, levando cada pessoa a formar posturas personalizadas.  
         Podemos ver algumas fotos desse trabalho:



















  

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Excursão em Petrópolis - RJ

        Os alunos do Colégio Estadual Estefânia Pereira Pinto realizaram uma excursão na cidade de Petrópolis-RJ. Localizada no alto da Serra da Estrela, a cerca de 845 metros de altitude, Petrópolis surgiu em 1843, quando Dom Pedro II ergueu ali a residência de verão da família real. O palácio abriga hoje o incrível Museu Imperial, no centro histórico, guardando quase 7000 peças dos séculos XVIII e XIX, de mobiliário, vestimentas, armas e a coroa de brilhante e pérolas.Veja algumas fotos:


 
       A maior atração da Catedral de São Pedro de Alcântara é o Mausoléu Imperial, uma capela localizada à direita da entrada. No centro há um sarcófago duplo com os restos do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina.





                  Construido na França, o Palácio de Cristal foi trazido desmontado para o Brasil, como um presente do Conde d'Eu para sua esposa, a Princesa Isabel.